Xilitol: saiba mais sobre esse adoçante natural

crystals-of-sugar-cover-black-glass-table_1304-3016

Olá pessoal, tudo bem? Outro dia a nutri funcional e despostiva, Camila Oliveira, fez um post falando sobre o xilitol, que ficou famoso por ser uma opção mais saudável para adoçar as receitas. Confira:

O xilitol é um poliálcool de açúcar, derivado da xilose, um monossacarídeo que pode ser encontrado em muitos vegetais fibrosos, como na casca de bétulas.
Alguns xilitois vem sendo extraído da palha ou casca de milho, devendo ser evitado, uma vez que o milho pode ser OGM (organismos geneticamente modificado).Por isso, uma dica é olhar sempre o rótulo do produto para saber de onde foi extraído ou procurar o selo de NON-OGM (que significa que o produto não é geneticamente modificado).

pexels-photo-141815
O xilitol é uma alternativa bem mais saudável que o açúcar, além disso, parece e tem o gosto similar ao açúcar com 40% menos calorias! Outra vantagem do xilitol em relação ao açúcar é que este não tem impacto na insulina e por isso não eleva os níveis de insulina sanguínea, já que possui o índice glicêmico próximo a 7 e o açúcar tem o índice glicêmico 70 (10x maior!!).
Além disso, o xilitol por ser extraído de frutas e vegetais, tem propriedades funcionais. Tem propriedades antibacterianas e atua elevando o PH na boca, protegendo contra a cárie dentária.
Para mais informações procure sempre um nutricionista para esclarecer suas dúvidas, e saber se este alimento pode fazer parte de seu plano alimentar.

Beijos, Si.


Simone Mendes
Autora

Simone Mendes

Sou apaixonada pela minha família, por moda, esportes e vida saudável. Compartilho tudo que amo!

Comentários

Deixe uma resposta

*